Na xícara: entenda a diferença dos cafés espresso, americano e outros

Imagem: Na xícara: entenda a diferença dos cafés espresso, americano e outros

O café é uma bebida que possui inúmeros modos de preparo, alguns mais simples e outros mais sofisticados. Tal característica permite que os baristas elaborem cartas de bebidas variadas e, consequentemente, capazes de atender clientes com paladares distintos. Já que é possível incluir no cardápio opções tradicionais, como o café espresso, e drinks elaborados.

Para que isso seja possível é essencial entender as peculiaridades de cada tipo de café. Isso porque, apesar de apresentarem semelhanças, as bebidas possuem diferenças na proporção dos ingredientes e no preparo.

Iremos mostrar a seguir quais são as características dos cafés que, atualmente, estão entre os favoritos dos consumidores: 

  • Café espresso;
  • Café Flat White;
  • Caramel Macchiato;
  • Americano;
  • Ristretto.

Quer saber quais são as diferenças entre elas? Então continue a sua leitura e entenda as particularidades de cada tipo de café.

Café espresso:

café espresso nada mais é que café moído preparado sob condições especiais, ou seja, a sua principal diferença é modo de preparo. Isso porque os grãos moídos são submetidos à uma água quente em alta pressão, assim em poucos segundos prepara-se uma bebida com intensidade e cremosidade única.

Para obter um café espresso saboroso é preciso seguir à risca o tempo de preparo, pois um segundo a mais ou a menos poderá afetar a qualidade da sua bebida. Logo é essencial investir em uma máquina de café espresso profissional, em grãos de qualidade e na capacitação do barista.

O café espresso pode ser apreciado puro, assim como o café coado, ou utilizado no preparo de outras bebidas. 

Café Americano:

O café americano é uma variação do café espresso que utilizada uma quantidade maior de água.

Na verdade prepara-se o espresso tradicional e o mesmo é diluído em água, como resultado obtém-se uma bebida menos concentrada. Por isso, é indicado para pessoas que preferem um café menos intenso e, ao mesmo tempo, saboroso.

Café Ristretto:

Outra versão do café espresso, o Café Ristretto é literalmente o oposto do café americano. Isso porque ele utiliza menos água no seu modo de preparo e, por isso, possui um sabor mais concentrado. Aliás, o Ristretto é um dos café com maior intensidade no mercado!

O modo de preparo é semelhante ao do café espresso tradicional, mas existem algumas técnicas que garantem o sabor ideal. O barista poderá, por exemplo, optar por utilizar uma proporção de água menor ou interromper o preparo no tempo adequado.

Café Flat White:

Conforme citamos anteriormente, o café espresso é utilizado no preparo de diversas bebidas. Entre elas está o café Flat White, a bebida que está entre as queridinhas do momento! 

Trata-se de uma dose de duplo espresso coberta com uma espuma plana e consistente de leite, ou seja, café e leite não se misturam. Sendo assim, o encontro dos dois ingredientes irá ocorrer apenas na hora que o cliente degustar a bebida. 

Esse é o principal diferencial do Flat White para outras bebidas preparadas com leite, como os lattes e os cappuccinos. 

Caramel Macchiato:

Caramel Macchiato também está entre os favoritos dos consumidores no momento. Essa bebida é uma variação do café Latte Macchiato, que consiste em três ingredientes: um terço de leite vaporizado, o café espresso como a segunda camada e uma espuma de leite para finalizar. 

Na sua “nova versão”, denominada Caramel Macchiato, acrescenta-se caramelo ao café espresso. Como resultado obtêm-se uma bebida com sabor único e sofisticado, ideal para os clientes que preferem drinks adocicados.

Publicado em: 11 de dezembro/2020

Já fez seu pedido?

Entregamos para todo Brasil.

APROVEITE